Crisóstomo sobre a invocação de Deus e dos santos

Talvez vocês tenham desenvolvido um grande amor por essas santas mulheres. Então, com este ardor, joguemo-nos sobre suas relíquias. Abracemos seus peitos. Pois os baús dos mártires também podem conter muito poder, assim como os ossos dos mártires também têm grande força. Com efeito, não só no dia desta festa, mas também nos outros dias, sentemo-nos ao lado deles, peçamos-lhes, peçamos-lhes que sejam nossos patronos. Pois eles possuem muita ousadia no falar, não apenas quando estavam vivos, mas também agora que estão mortos - e muito mais agora que estão mortos. Pois agora eles carregam as marcas de Cristo, e quando exibem essas marcas podem persuadir o Rei de qualquer coisa. Assim, visto que eles têm tanto poder e amizade com Deus, tornando-nos um deles por meio de constante atendimento e perpétua vinda a eles, abracemos por meio deles a bondade que vem de Deus. Que todos nós o alcancemos, pela graça e benignidade de nosso Senhor Jesus Cristo, a quem ao Pai seja a glória, juntamente com o Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém (Sermão sobre os Santos Bernike, Prosdoke e Domnina, 24).

'E agora, por que tu demoras? Levante-te, sejas batizado e lavas os teus pecados, invocando o nome dele' [Atos 22:16]. Aqui está uma grande coisa que ele pronunciou. Pois ele não disse: 'Sejas batizado em teu nome': mas 'invocando o nome de Cristo'. Isso mostra que Ele [Cristo] é Deus: uma vez que não é lícito invocar nenhum outro, salvo Deus (Homilia 47 em Atos).

Ver. 17. 'E tudo o que fizerem', ele diz, 'em palavras ou em ações, façam tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio dele'.

Pois se assim fizermos, não haverá nada poluído, nada impuro, onde quer que Cristo seja nomeado. Se você come, se você bebe, se você se casa, se você viaja, faça tudo em nome de Deus, isto é, invocando-o para ajudá-lo: em tudo orando primeiro a ele, então tome conta do seu negócio. (...) Ou ele quer dizer isso; depois que Deus diz e faz tudo, não introduza os anjos além. Você come? Dê graças a Deus antes e depois.

(...)

E o que significa 'em palavras ou ações'? Quer solicitando ou realizando qualquer coisa. Ouça como em Nome de Deus Abraão enviou seu servo; Davi em nome de Deus matou Golias. Maravilhoso é o Seu nome e grande. Novamente, Jacó enviando seus filhos diz: 'Meu Deus te dê graça aos olhos do homem' [Gênesis 43:14]. Pois quem faz isso tem por aliado Deus, sem o qual nada ousaria fazer. Então, tão honrado por ser chamado, Ele, por sua vez, honrará facilitando seus negócios. Invoque o Filho, dê graças ao Pai. Pois quando o Filho é invocado, o Pai é invocado, e quando Ele é agradecido, o Filho é agradecido.

(...)

Portanto, o demônio apresentou os nomes dos Anjos, invejando-nos a honra. Tais encantamentos são para os demônios. Mesmo que seja um anjo, mesmo que seja um arcanjo, mesmo que seja um querubim, não permita; pois nem esses poderes aceitarão tais endereçamentos, mas até mesmo os jogarão para longe deles, quando tiverem visto seu Mestre desonrado. 'Eu honrei você', Ele diz, 'e disse: Invoque-me'; e você O desonra? Se você entoar este encantamento com fé, afastará tanto as doenças quanto os demônios, e mesmo que tenha falhado em afastar a doença, isso não é por falta de poder, mas porque é conveniente que assim seja (Homilia 9 em Colossenses).