Irineu: o Verbo e o Espírito sempre estiveram com o Pai

Que o Verbo, isto é, o Filho, sempre esteve com o Pai, antes de toda criação, demonstramo-lo amplamente; como também esteve a Sabedoria, que outro não é senão o Espírito. É o que nos diz pela boca de Salomão: "Deus, pela Sabedoria, fundou a terra; pela inteligência preparou o céu; pela sua ciência os abismos jorraram as fontes e as nuvens destilaram o seu orvalho". E ainda: "O Senhor criou-me como princípio de seus caminhos, em vista de suas obras; antes dos séculos me fundou; no princípio, antes de fundar a terra, antes de fazer os abismos, antes de as fontes começarem a jorrar água, antes de firmar os montes, ele me gerou" [Provérbios 8:22-24]. E ainda: "Quando preparava o céu eu estava com ele, quando fixava as fontes dos abismos e consolidava os fundamentos da terra, eu estava com ele, ajeitando. Era aquela em que ele se alegrava e todo dia eu me deliciava diante de sua face, por todo o tempo, quando se alegrava por ter acabado o mundo e se deliciava entre os filhos dos homens" (Contra as heresias, IV, 20, 3).