João Crisóstomo sobre o casamento do clero

Ver. 7: 'Além disso, é preciso que os de fora lhe deem um bom testemunho, para não cair no descrédito e nos laços do diabo'.

Muito bem! Iria ser injuriado por eles e talvez por isso disse: 'Esposo de uma única mulher', apesar de ter dito noutra passagem: 'Quisera que todos os homens fossem como sou' (1Cor 7,7), isto é, vivessem em continência. Para não concluir a questão com angústia, se exigisse tão apurado estilo de vida, procurou moderar a virtude. Pois devia instalar em cada cidade um chefe. Escuta o que escreve a Tito: 'Para que constituas presbíteros em cada cidade... como te prescrevi' (Tt 1,5) (Homilia 10 em 1 Timóteo).

'Homem irrepreensível, esposo de uma única mulher, cujos filhos tenham fé e não possam ser acusados de dissolução nem de insubordinação'. Por que destaca esta espécie de homens? Para fechar a boca dos hereges que condenavam as núpcias, mostrando que eram impolutas, ou antes deviam ser respeitadas, de sorte que um casado podia também subir ao trono santo; e ainda ataca os impudicos, não permitindo que eles, após segundas núpcias, assumam o regime da Igreja.

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'Cujos filhos tenham fé e não possam ser acusados de dissolução nem de insubordinação'. Ponderemos quantas providências toma acerca dos filhos. Pois quem não soube ser mestre dos próprios filhos, de que modo ensinará aos dos outros? Se não pôde controlar aqueles que desde o início teve a seu lado, nutriu e sobre os quais tinha autoridade legal e natural, será útil aos alheios? Se não fosse extrema a preguiça do pai, não deixaria tornarem-se malvados os filhos sobre os quais no início tinha autoridade. Não é possível, não é, que o filho educado desde a infância com a maior diligência e zelo se torne malvado, nem os pecados são de tal natureza que superem tanta previdência. Também será indigno se, preterida a educação dos filhos para segundo plano, dedicar-se à gestão das riquezas, e não empregar o devido zelo por eles. Pois, se, apesar de forçado pelo afeto natural, foi tão negligente, ou tão estulto, mais solícito acerca do dinheiro do que dos filhos, pode ser elevado a tão sublime trono e a tal governo? (Homilia 2 em Tito).