João Crisóstomo: o sacerdócio do ministério cristão

Ver. 16. 'Para que eu seja o ministro de Jesus Cristo aos gentios, ministrando (ἱερουργοὕντα) o Evangelho de Deus.'

Pois depois da abundante prova de suas declarações, ele traz seu discurso para um tom mais elevado, não falando de mero serviço, como no início, mas de serviço e ministério sacerdotal (λειτουργίαν καί ὶερουργίαν). Para mim, isso é um sacerdócio, essa pregação e declaração. Este é o sacrifício que trago. Agora, ninguém vai criticar um sacerdote, por estar ansioso para oferecer o sacrifício sem mancha. E ele diz isso imediatamente para elevar (πτερὥν) seus pensamentos e mostrar-lhes que eles são um sacrifício, e em defesa de sua própria parte no assunto, porque ele foi designado para esse cargo. Pois minha faca, diz ele, é o Evangelho, a palavra da pregação. E a causa não é que eu possa ser glorificado, não que eu possa parecer notável, mas que a 'oferta (προσφορὰ) dos gentios seja aceitável, sendo santificada pelo Espírito Santo'.

Ou seja, que as almas daqueles que são ensinados por mim, possam ser aceitas. Pois não foi tanto para me honrar, que Deus me levou a este campo, mas por uma preocupação convosco. E como eles devem se tornar aceitáveis? No Espírito Santo. Pois é preciso não só fé, mas também um modo de vida espiritual, para que guardemos o Espírito que foi dado uma vez por todas. Pois não é lenha e fogo, nem altar e faca, mas o Espírito que é tudo em nós (Homilias em Romanos, 29).