Teófano o Recluso: sobre a justificação em Romanos

"Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus" [Romanos 3:25].

Pela fé, cada um recebe sobre si o sangue propiciatório de Cristo. O sangue de Cristo pelo seu poder já limpou os pecados de todo o mundo, mas cada um se torna pessoalmente limpo por ele quando, pela fé, recebe em si mesmo, sendo aspergindo e borrifando o sangue de Cristo. Isso é realizado misticamente na fonte de água do batismo e depois na fonte de lágrimas do arrependimento.

Deus viu que as pessoas (...) não podiam começar no caminho certo; é por isso que ele decidiu derramar Sua justiça neles, como sangue fresco é admitido em um organismo corrompido - e declará-la [Sua justiça] neles desta forma. E a fim de que isso pudesse ser realizado, Ele deu Seu Filho Unigênito como uma propiciação para todos os crentes - não apenas para que por Sua causa seus pecados sejam perdoados, mas para que os crentes possam se tornar puros e santos por dentro recebendo a graça do Espírito Santo pela fé (Interpretação dos Capítulos 1-8 da Epístola de São Paulo aos Romanos).