O que nossos Pais disseram, o mesmo dizemos nós, que a glória do Pai e do Filho é comum... mas não nos contentamos com o fato de que essa é a tradição dos Pais; pois eles também seguiram o sentido da Escritura, e começaram pela evidência que logo atrás deduzi das Escrituras e coloquei para vocês (Sobre o Espírito Santo, 17).
Acusam-me de inovação, e baseiam tal acusação em minha confissão das três hipóstases, e culpam-me por ensinar uma Bondade, um Poder e uma Divindade. Nisso não afastam-se da verdade, pois é assim mesmo que confesso. Sua reclamação é que seu costume não aceita isso, e que a Escritura não concorda. Qual é minha resposta? Não considero justo que o costume que prevalece entre eles seja reconhecido como lei e regra da ortodoxia. Se o costume deve ser tomado como prova do que é certo, então é certamente fácil que eu coloque do meu lado o costume que prevalece aqui. Se eles rejeitam, nós claramente não estamos obrigados a seguir o deles. Portanto, que as Escrituras inspiradas por Deus decidam entre nós; e seja em que lado for achada a doutrina em harmonia com a palavra de Deus, em favor desse lado cairá o voto da verdade (Carta 189).
Seu sonho, eu penso, revela mais perfeitamente a necessidade de fazer provisão para a contemplação espiritual, e o cultivo daquela visão mental pela qual Deus costuma fazer-se visto. Desfrutando como você desfruta da consolação das santas Escrituras, você não está em necessidade de minha assistência nem de qualquer outro para ajudá-la a compreender seu dever. Você possui o conselho e a orientação toda-suficiente do Espírito Santo para levá-la ao que é certo (Epístola CCLXXXIII).
Seu sonho, eu penso, revela mais perfeitamente a necessidade de fazer provisão para a contemplação espiritual, e o cultivo daquela visão mental pela qual Deus costuma fazer-se visto. Desfrutando como você desfruta da consolação das santas Escrituras, você não está em necessidade de minha assistência nem de qualquer outro para ajudá-la a compreender seu dever. Você possui o conselho e a orientação toda-suficiente do Espírito Santo para levá-la ao que é certo (Epístola CCLXXXIII).