É necessário também fazer uso da tradição, pois nem tudo pode ser obtido da Sagrada Escritura. Assim, os santos Apóstolos transmitiram algumas coisas nas Escrituras, mas também algumas na tradição, como S. Paulo diz: "os preceitos como vo-los entreguei" (1 Cor. 11:2), e em outra parte: "É o que ordeno em todas as igrejas" (1 Cor. 7:17), e ainda: "se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão" (1 Cor. 15:2). O santo Apóstolo de Deus, então, deu à Igreja santa de Deus a tradição de que é pecaminoso mudar de ideia e casar-se após ter feito um voto de virgindade. No entanto, o Apóstolo escreve: "se a virgem se casar, não peca" (1 Cor. 7:28). Como as duas coisas podem concordar? Por essa virgem ele não quer dizer aquela que fez um voto a Deus, mas aquela cuja virgindade foi forçada pela falta, em certo tempo, de homens que creiam em Cristo.
E que esse é o caso, o próprio Apóstolo nos ensina, ao dizer: "não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se; tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé" (1 Tim. 5:11-12). Se até mesmo uma mulher que ficou viúva depois de conhecer o mundo será condenada por abandonar sua primeira fé (porque ela fez voto a Deus e então casou-se), quanto mais será condenada a virgem, se casar-se depois de ter devotado sua pessoa a Deus sem ter conhecido o mundo? (Panarion, II, 61.6).
E que esse é o caso, o próprio Apóstolo nos ensina, ao dizer: "não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se; tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé" (1 Tim. 5:11-12). Se até mesmo uma mulher que ficou viúva depois de conhecer o mundo será condenada por abandonar sua primeira fé (porque ela fez voto a Deus e então casou-se), quanto mais será condenada a virgem, se casar-se depois de ter devotado sua pessoa a Deus sem ter conhecido o mundo? (Panarion, II, 61.6).