Há, portanto, do Antigo Testamento, 22 livros em número; pois, conforme ouvi, é dito que esse é o número de letras no alfabeto hebraico; a ordem e os nomes respectivas é como segue. O primeiro é Gênesis, então Êxodo, depois Levítico, então Números, e Deuteronômio. Seguindo temos Josué, o filho de Num, então Juízes e Rute. E novamente, depois destes, quatro livros de Reis, o primeiro e o seguindo sendo considerados um só livro, e da mesma forma o terceiro e o quarto como um livro. Seguindo, o primeiro e o segundo livro de Crônicas são considerados como um só livro. Depois Esdras, o primeiro e o segundo são similarmente um livro. Após estes, há o livro dos Salmos, então Provérbios, depois Eclesiastes e o Cântico dos Cânticos. Jó segue depois, então os Profetas, os doze sendo considerados como um só livro. Então Isaías, um livro, depois Jeremias com Baruc, Lamentações, e a epístola, um livro; depois Ezequiel e Daniel, um livro cada. Assim constitui-se o Antigo Testamento.
Novamente, não é tedioso falar dos livros do Novo Testamento. Esses são: os quatro Evangelhos, de acordo com Mateus, Marcos, Lucas e João. Seguindo, Atos dos Apóstolos e as Epístolas (chamadas católicas), sete, isto é: de Tiago, uma; de Pedro, duas; de João, três; após essas, uma de Judas. Em adição, há as Epístolas de Paulo, escritas nessa ordem. A primeira, aos Romanos; então duas aos Coríntios; depois, aos Gálatas; seguindo, aos Efésios; então aos Filipenses; então aos Colossenses; depois dessa, duas aos Tessalonicenses; e aos Hebreus; novamente, duas a Timóteo; uma a Tito; e por último, a Filemom. E além dessas, o Apocalipse de João.
Esses são as fontes da salvação, para que aqueles que estão sedentos possam ser satisfeitos com as palavras vivas que contém. Nesses [livros] somente é proclamada a doutrina divina. Não deixe homens adicionarem a esses, nem tirar nada deles. Pois a respeito disso o Senhor lança a vergonha sobre os saduceus, e diz: "Errais, não conhecendo as Escrituras" (Mateus 22:29). E reprova os judeus, dizendo: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" (João 5:39).
Mas, para maior exatidão, adicionarei também isto, escrevendo por necessidade: que há outros livros além destes que não são incluídos no cânon, mas apontados pelos Padres para serem lidos por todos os novatos, que desejam instrução na palavra da santidade. A Sabedoria de Salomão, a Sabedoria de Sirácida, Ester, Judite, Tobias e aquele livro chamado Ensino dos Apóstolos, e o Pastor [de Hermas]. Mas os primeiros, meus irmãos, são incluídos no cânon, enquanto esses últimos são [meramente] lidos; nem há em lugar algum menção de livros apócrifos. Mas esses são uma invenção dos hereges, os quais os escrevem quando querem, deixando sobre eles sua aprovação, e atribuindo uma data, para que, usando-os como escritos antigos, possam dar ocasião de desvio aos simples (Carta 39).